The First Conference

Abstracts – Resúmenes – Resumos

Full Papers – Trabalhos Completos

Photos

I Congresso Brasileiro de Pesquisa do Relacionamento Interpessoal

Sessão de Abertura do I ConBPRI. Da esquerda para a direita: professor Agnaldo Garcia (presidente da Comissão Organizadora), professor Francisco Guilherme Emmerich (Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFES), Professor Reinaldo Centoducate (Vice-Reitor da UFES) e professor Edebrande Cavalieri (Diretor do CCHN/UFES).

Sessão de Painéis

O professor Steve Duck em sua conferência sobre o passado e o futuro da pesquisa sobre relacionamento interpessoal. O professor Duck é um dos autores mais influentes e prestigiados da pesquisa internacional sobre relacionamento interpessoal.

O professor Agnaldo Garcia presenteia o professor Steve Duck com uma “casaca”, instrumento musical típico do Congo, manifestação cultural capixaba.

A professora Silvia Koller, da UFRGS, em sua conferência sobre “Interações Pessoais no Contexto Ecológico”

O evento reuniu cerca de 200 inscritos além de 20 monitores.

Da esquerda para a direita: Janine, Agnaldo, Vanessa, Jussara, Silvia e Camila. Nossos agradecimentos aos membros da Comissão Organizadora e aos nossos monitores.

Marina e Glenda

Marcele, Andréa, Raíssa, Marina e Glenda

O professor Claudio Longobardi, da Universidade de Turim, em sua conferência sobre aspectos metodológicos do estudo do relacionamento entre professor e aluno. A conferência (em italiano) foi traduzida por Edna Tavares.

Maria Lúcia Seidl de Moura, professora titular da UERJ, em sua conferência sobre “Interações Iniciais e Trajetórias de Socialização”.

A Diretora do Centro de Educação da UFES, professora Maria Aparecida Santos Corrêa Barreto (NEAB/PPGE/UFES) participando de Mesa Redonda sobre relacionamento intercultural com o trabalho “Diversidade, Inclusão e Relações Interculturais: Impasses e Caminhos Possíveis”

Alexsandro Luiz de Andrade, doutorando do PPGP/CCHN/UFES e membro da comissão organizadora.

Em primeiro plano, a professora Jacki Fitzpatrick, da Texas Tech University, EUA, e atual presidente da IARR (International Association for Relationship Research). Esta foi a primeira visita da pesquisadora ao Espírito Santo e ao Brasil. A IARR reúne mais de 700 pesquisadores em todo o mundo.

Rafael Vera Cruz de Carvalho, aluno do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da UERJ.

O professor Agnaldo Garcia, presidente da Associação Brasileira de Pesquisa do Relacionamento Interpessoal (ABPRI) e da Comissão Organizadora do I ConBPRI participando de Mesa Redonda sobre Cooperação Internacional.

A professora Jacki Fitzpatrick em sua conferência sobre “Uma Visão Expandida do Apoio Social”.

Em primeiro plano, Anna Beatriz Carnielli Howat-Rodrigues, aluna do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFES e membro da comissão organizadora.

Andréa dos Santos Nascimento, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFES e membro da comissão organizadora, foi exemplo de dedicação e eficiência (sem perder o bom-humor!)

Janine Marinho Dagnoni, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFES, entrega o certificado de participação no I ConBPRI e a “casaca” à professora Silvia Koller, da UFRGS.

Luciene Regina Paulino Tognetta, professora da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), preparando-se para dar início a mesa redonda sobre resolução de conflitos.

A professora Vanessa Fagionatto Vicentin, da Universidade de Franca, no Estado de São Paulo, falou sobre conflitos interpessoais entre adolescentes em mesa redonda sobre resolução de conflitos.

Em primeiro plano, Tiago Cardoso Gomes, aluno do Curso de Psicologia da UFES e monitor do I ConBPRI. Em segundo Plano (de preto), o professor Júlio César Pompeu, coordenador do Curso de Direito da UFES e membro da comissão organizadora do I ConBPRI.

Rafael Vera Cruz de Carvalho, aluno do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da UERJ, apresentando o trabalho “A Comunicação Empática entre Pais e Filhos: Um Estudo Inicial” em sessão de comunicação científica.

Da esquerda para a direita, Janine Dagnoni (UFES), Luciana Karine de Souza (UFMG), Jacki Fitzpatrick (Texas Tech University), Agnaldo Garcia (UFES), Regina Furegato (USP), Fábio Nogueira Pereira (UNESC), Alvany Santiago (UNIVASF) e Vânia Reis (UFES).

Andréa dos Santos Nascimento, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFES e membro da comissão organizadora, atuando na secretaria do I ConBPRI.

Mariângela Rozário Garcia, esposa do professor Agnaldo, e o professor Fernando Augusto Ramos Pontes, da Universdiade Federal do Pará, pessoas que contribuíram ativamente para a realização do I ConBPRI.

Deputado Vandinho Leite, presidente da Comissão de Educação da Assembléia Legislativa do Estado do Espírito Santo, e o professor Agnaldo Garcia em sessão da Comissão de Educação, realizada em 17 de agosto de 2009, que resolveu apoiar o I ConBPRI.

Da esquerda para a direita, a deputada Luzia Toledo, apoiando o I ConBPRI em sessão da Comissão de Educação da Assembléia Legislativa do Estado do Espírito Santo, o deputado Vandinho Leite, o deputado Atayde Armani e o professor Agnaldo Garcia.